Charge
1:
Ao
apresentar uma charge para alunos do ensino médio na aula de sociologia,
devemos trabalhar com a visualização da imagem, então se não tiver como mostrar
através de data show, deve-se imprimir. Na charge a seguir observamos uma
imagem que nos remete ao perÃodo taylorista/ fordista, em que um funcionário
sempre realizava a mesma atividade, a todo momento, que nem mesmo sabia o que
estava ajudando a produzir, deixando seu produto alienado, o que ele produzia
ele não reconhecia como seu. Então quando um funcionário resolve se aposentar,
o que ele quer, é poder ir até ao final da linha de montagem para poder
descobrir o que ele fazia durante todo tempo que trabalhou ali. Essa foi uma
realidade do trabalho, até chegarmos ao que é hoje.
Charge
2:
Está
charge a seguir, mostra o processo da tecnologia, de como somos dependentes de
produtos tecnológicos hoje. Para se concorrer no mercado de trabalho,
precisamos a cada dia estarmos mais inteirados e especializados com esse novo
meio. A especialização faz parte do trabalhado atual, mas com essa
especialização e com a tecnologia integrada a isso, deixamos de lado nossa
capacidade de pensar, de agir e fazer a coisas acontecerem. Trabalhadores vivem
ao redor de especializações, com uma mente fechada e muitas vezes com pouca
criatividade, pois tudo que ele tem está dentro da internet ou programas.
Charge
3:
Está
charge mostra o poder que uma pessoa pode ter para deixar várias pessoas na
linha de reserva hoje. A situação atual é tão complicada, que se um chefe não
quer mais os funcionários que compõem sua empresa é muito fácil demiti-los e
arrumar outros para o lugar destes. A charge faz uma ironia com a dedo
indicador, pois hoje é só aponta-lo que um funcionário vai para rua. Como é
fácil se desfazer de um funcionário, principalmente com a terceirização e com o
trabalho informal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário