domingo, 22 de maio de 2016

Charges: Temática TRABALHO

Charge 1:
Ao apresentar uma charge para alunos do ensino médio na aula de sociologia, devemos trabalhar com a visualização da imagem, então se não tiver como mostrar através de data show, deve-se imprimir. Na charge a seguir observamos uma imagem que nos remete ao período taylorista/ fordista, em que um funcionário sempre realizava a mesma atividade, a todo momento, que nem mesmo sabia o que estava ajudando a produzir, deixando seu produto alienado, o que ele produzia ele não reconhecia como seu. Então quando um funcionário resolve se aposentar, o que ele quer, é poder ir até ao final da linha de montagem para poder descobrir o que ele fazia durante todo tempo que trabalhou ali. Essa foi uma realidade do trabalho, até chegarmos ao que é hoje.

Charge 2:
Está charge a seguir, mostra o processo da tecnologia, de como somos dependentes de produtos tecnológicos hoje. Para se concorrer no mercado de trabalho, precisamos a cada dia estarmos mais inteirados e especializados com esse novo meio. A especialização faz parte do trabalhado atual, mas com essa especialização e com a tecnologia integrada a isso, deixamos de lado nossa capacidade de pensar, de agir e fazer a coisas acontecerem. Trabalhadores vivem ao redor de especializações, com uma mente fechada e muitas vezes com pouca criatividade, pois tudo que ele tem está dentro da internet ou programas.
 Charge 3:
 
 
Está charge mostra o poder que uma pessoa pode ter para deixar várias pessoas na linha de reserva hoje. A situação atual é tão complicada, que se um chefe não quer mais os funcionários que compõem sua empresa é muito fácil demiti-los e arrumar outros para o lugar destes. A charge faz uma ironia com a dedo indicador, pois hoje é só aponta-lo que um funcionário vai para rua. Como é fácil se desfazer de um funcionário, principalmente com a terceirização e com o trabalho informal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário